O cancelamento do MMORPG Hytale, no estilo Minecraft, e o fechamento da Hypixel Studios vieram de uma bagunça interna, com liderança errada e um caminho de desenvolvimento ambicioso demais.
Riot Games não é a culpada
Muita gente apontou o dedo para a Riot Games, mas vários ex-desenvolvedores falaram claro nas redes. O ex-líder de TI DevSlashNull disse que o real problema era interno, acusou a nova liderança de ignorar os pontos fortes da equipe original e bagunçar o projeto. Ele diz que a culpa não é da Riot, mas das decisões da própria Hypixel.
Queda por reinvenções constantes
- Outro ex-dev, o ex-engenheiro principal Silkey, falou que sistemas que já estavam à frente até do Minecraft foram recomeçados do zero, sem necessidade.
- O ex-líder de animação NinjaCharlieT disse que as ferramentas feitas para trailer foram descartadas quando mudaram de engine, atrasando demais o desenvolvimento e destruindo o progresso inicial.
Outra visão do cofundador
Simon Collins-Laflamme, cofundador da Hypixel, deu um panorama dos bastidores. Disse que gastavam de 350 a 400 mil dólares por mês e que escolheram uma oferta mais segura da Riot em vez de outra melhor. Ele defende o CEO Noxy, mas culpa produtores ambiciosos que queriam impressionar a Riot usando o Hytale como trampolim. Segundo Simon, esses produtores o faziam se sentir estranho dentro do próprio estúdio.