O “MM” de “MMO” quer dizer “massively multiplayer”, mas a maioria dos MMOs mal parece multiplayer. As zonas estão vazias, com talvez alguns poucos jogadores AFK na cidade. Então, o que faz um MMO parecer realmente massivo?
Jogos que conseguem mostrar o “massivo”
RuneScape é exemplo clássico: jogadores estão por toda parte, fazendo skills, trocando, coletando, craftando e lutando. A Grand Exchange está sempre cheia. Albion Online também não deixa a desejar, com toda sua economia centrada nos jogadores. As zonas de PvP são especialmente vivas e perigosas porque jogadores reais sempre circulam.
Jogos que apesar dos números, parecem vazios
Por outro lado, Phantasy Star Online 2: New Genesis e Tower of Fantasy têm bons números, mas parece que você está sozinho. Os mundos são lindos, mas você se encontra correndo solo ou em combates instanciados, quase sem encontrar outros jogadores.
Exceções que funcionam
Guild Wars 2 se sai melhor, com eventos abertos e chefes que reúnem dezenas de jogadores, dando a sensação de massa, independentemente do número. Lost Ark também usa instâncias, mas seus hubs e dungeons caóticos lembram que você não está só.
Jogos ainda ativos mas silenciosos
Títulos como Trove e RIFT ainda existem e podem ser jogados, mas parecem tranquilos devido a servidores divididos ou bases antigas de jogadores. Neverwinter e Star Wars: The Old Republic têm comunidades fiéis, mas o uso intenso de instâncias faz os mundos parecerem mais lobbies do que ambientes abertos.
Conclusão
Então, “massively multiplayer” não é só contar quantos jogadores estão online. Se você não sente a presença dos outros, não tem graça. Não é uma questão de tamanho, mas do que é feito com ele. Os melhores MMORPGs fazem o mundo parecer vivo, e não apenas povoado.