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    MMORPG

    5 itens essenciais que todo MMORPG deve ter no lançamento

    RafaelPor Rafael22 de setembro de 20253 Minutos de Leitura

    Quando olho anúncios de jogos novos, às vezes me surpreendo ao ver certos recursos sendo adicionados como novidades. Mas na real, esses recursos já deviam vir no lançamento! Principalmente em jogos novos, onde a galera dos devs deveria aprender com as experiências anteriores. Mas não é o que acontece…

    Claro, os desenvolvedores têm que escolher onde investir tempo e dinheiro, porque toda função a mais custa caro. Mas certas coisas tornam o jogo mais gostoso de jogar e muito mais confortável, além de ajudar a galera que teria dificuldade para entrar no jogo.

    Ninguém espera que todo mundo curta tudo no jogo — tem gente que só gosta de PvP, outros só de crafting, e assim vai. Mas opções básicas de qualidade de vida são fundamentais e mais fáceis de implementar do começo do que voltar atrás depois.

    1. Inventário fácil de gerenciar

    O ideal é encontrar um meio termo entre um inventário infinito, onde tudo fica perdido, e um inventário tão pequeno que mal dá para organizar as coisas. Quase sempre rola aquela confusão: você não encontra nada ou tem que sair toda hora para o banco, sem contar que a bagunça é inevitável.

    Um sistema de abas para separar equipamentos, itens de crafting, poções e outros seria o mínimo exigível.

    2. Sistema de housing (casas)

    Já percebeu que tem itens de lembrança que ficam eternamente na sua bag porque não tem onde guardar? Jogar tudo no banco nem sempre é solução, às vezes não dá para jogar fora. Parece até que estamos fazendo treino de força cargueiro com tanta tralha carregada pra lá e pra cá.

    O housing resolve essa treta, não precisa ser nada grandioso, nem bairros ou ilhas; basta uma casa predefinida com prateleiras para colocar as coisas já ajuda muito.

    É legal ver MMOs mais antigos adicionando esse recurso, como é o caso do Guild Wars 2, que tem expandido seu sistema de housing.

    3. Acomodações para daltônicos

    Hoje em dia a maioria dos jogos já coloca símbolos ou outras formas para ajudar colorblind, mas ainda rola confusão com textos e efeitos na tela. Às vezes, os marcadores usados se confundem com o cenário, atrapalhando até quem enxerga normalmente.

    Uma atenção especial para criar sinais que se destaquem para todo mundo desde o começo é fundamental.

    4. Combos de habilidades

    Nem todo jogo precisa disso, claro, especialmente os que usam poucas teclas. Mas para quem não curte várias barras de hotkeys, poder juntar combos de habilidades num único botão melhora muito a experiência e jogabilidade. Deve ser algo opcional e talvez limitado no PvP para manter equilíbrio.

    5. Poder fazer carinho em dogs, gatos e outros bichinhos fofos

    Se o jogo tem pets, principalmente cachorrinhos, eles tem que ser petables logo no lançamento, né? Afinal, quem não curte interagir com esses bichinhos pelo jogo?

    Esses são alguns detalhes que fazem muita diferença para tornar todo MMORPG mais acessível e divertido para a comunidade.

    #MMORPG #GuildWars2 #housing #QualidadeDeVida

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