10 anos de World of Warships: Batalhas históricas e diversão garantida
World of Warships está completando 10 anos e, nesse tempo, acumulou 1,2 bilhão de horas jogadas e quase 1 bilhão de batalhas, segundo a Wargaming. Conversamos com Artur Plociennik, diretor de publicação para a América do Norte, que falou sobre a trajetória do game desde 2015, como mantém a comunidade ativa e os planos para consoles e mobile.
O norte do jogo: autenticidade e jogabilidade
“Nosso objetivo sempre foi entregar uma experiência de combate naval acessível, porém historicamente autêntica, fácil de começar e difícil de dominar”, afirmou Artur. O time equilibra a precisão histórica com mecânicas que garantem diversão e rejogabilidade. Isso envolve desde o design dos navios até colaborações com museus e conteúdo educativo. Para eles, o segredo do sucesso é misturar diversão, autenticidade histórica e respeito pelos jogadores.
Fracassos que ensinaram: aprendizados com experimentos
Como todo jogo live-service, algumas ideias não funcionam. Artur contou que o modo de jogo com porta-aviões, por exemplo, não caiu bem no equilíbrio geral por ter uma mecânica diferente das outras classes de navios. A lição é que todo sistema novo deve aprofundar a estratégia ou dar recompensas relevantes. Eles também adotaram protótipos e testes menores antes de lançamentos grandes.
Aumento na retenção e variedade de públicos
Antes focado no público “core gamer”, World of Warships agora alcança uma audiência mais diversificada, com sistemas como calendários diários, progressão de Comandantes e modos PvE. Isso melhora a retenção por diferentes tipos de jogadores. O estúdio também ajusta o conteúdo às demandas regionais, ampliando o apelo global.
Facilitando a vida dos novatos sem perder a complexidade
Uma barreira para os novos são as táticas navais e o mundo complexo do jogo. Para ajudar, a equipe cria tutoriais e aprimora a comunicação para facilitar o aprendizado, sempre ouvindo o feedback e analisando dados dos jogadores. Alguns sistemas considerados obstáculos, como fogo amigo e detonação, foram removidos para melhorar a experiência.
Monetização justa: cosméticos e conveniência, nunca pay-to-win
Artur destacou que a monetização é justa, oferecendo cosméticos e melhorias de conveniência, sem vender poder direto. Os navios premium são balanceados com seus equivalentes técnicos, e é possível competir com conteúdo obtido jogando normalmente. Durante o aniversário de 10 anos, por exemplo, foram dados containers premium grátis para a comunidade.
Balancing histórico vs gameplay
Para manter o equilíbrio, a equipe parte de plantas e registros históricos ou cria peças novas para preencher lacunas. A autenticidade define as bases, mas o ajuste de balanceamento garante que nenhum navio domine o campo. O jogo usa “navios de papel” para manter a coerência no design e garantir a competitividade.
Colaborações com franquias: bom senso e engajamento da comunidade
Artur explicou que parcerias com Transformers, Azur Lane, Godzilla vs. Kong ou Popeye acontecem para agregar personalidade e manter o tema naval, além de gerar entusiasmo na comunidade. Um destaque foi a colaboração com Popeye para conservação dos oceanos, que trouxe engajamento e público novo. A parceria com Arpeggio of Blue Steel -Ars Nova- também surpreendeu pelo sucesso fora do mercado asiático.
Adaptações para mobile e console sem perder a essência
Nas versões Blitz e Legends, os controles foram simplificados e as partidas encurtadas para o estilo casual, mas a variedade de navios, as árvores tecnológicas nacionais e a tomada de decisões táticas foram preservadas. Assim, o jogo mantém seu espírito e conquista jogadores casuais e mobile.
Planos para o próximo ano
O foco está em aumentar o engajamento da comunidade, incluir mais frotas sub-representadas, além de projetos educacionais e beneficentes. Novos navios, Comandantes regionais e uma nova sala de museu na Europa estão previstos. Conteúdos de alta qualidade e eventos temporários continuam, sempre buscando agradar veteranos e novatos.
Confira o vídeo surpresa da atualização 14.8
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