Blue Protocol: Star Resonance chega com altos e baixos
Blue Protocol: Star Resonance já está disponível, e o novo MMORPG free-to-play causou divisão entre os jogadores. O game entrou direto no Top 10 Mais Jogados da Steam no lançamento, chegando a quase 94 mil jogadores simultâneos. Porém, as avaliações no Steam estão “Mostly Negative”, na faixa dos 30%. A maior parte das reclamações não são sobre bugs, mas sim pelo próprio jogo.
Progressão limitada e design controverso
Grande parte da insatisfação vem das escolhas de design que lembram jogos mobile demais. A progressão é bloqueada por tempo e só avança em determinadas horas do dia. Atualmente, alcançar o nível máximo 60 deve levar cerca de duas semanas, o que indica que o objetivo dos devs é que todos avancem juntos. Apesar da intenção ser boa, isso acaba soando muito restritivo para quem quer jogar livremente.
No fim, você acaba fazendo algumas quests da história, pegando as recompensas diárias e saindo até o próximo conteúdo liberar. Alguns curtem esse ritmo lento para evitar cansaço, mas outros, como eu, detestam ser limitados no tempo que podem jogar.
Combate, UI e problemas técnicos
Na parte visual, muitos jogadores apontam que as animações são travadas, as cutscenes mal editadas e metade do diálogo não é dublado, o que quebra a imersão para quem esperava um MMO anime com produção caprichada. Além disso, a interface parece bem “mobile”, com várias janelas pop-up, menus encadeados e telas de recompensas diárias que poluem a tela antes de você entender o que está rolando.
Outro problema grave é o ping alto para jogadores fora da América do Norte, porque os servidores estão nessa região. Isso atrapalha muito em um MMORPG de combate em tempo real, dificultando esquivar e acertar combos. Já tem gente até desistindo por causa disso.
Monetização polêmica com sistemas de gacha
A loja de cash shop é cheia de cosméticos, como esperado, mas o que gera polêmica são os sistemas “Imagine” e “Battle Will”, que funcionam como mecânicas gacha para conseguir bônus de status e habilidades novas. Dá para grindar para conseguir esses itens, e não há PvP, mas muitos jogadores acham que pode ser injusto.
Trailer de lançamento
Expectativas e futuro do jogo
Apesar dos problemas, Blue Protocol: Star Resonance deve se manter firme. Ele deve atrair uma comunidade, ainda que pequena, focada em jogadores casuais que querem algo leve após o expediente. Dá para curtir algumas dungeons, o estilo artístico, roupas fofas e o clima relaxante do jogo, que lembra Sword Art Online — algo que muitos fãs estavam esperando.
Mas se você esperava um relançamento mais profundo no estilo do Blue Protocol original da Bandai Namco, este jogo sob comando da Tencent pode decepcionar. Ele parece mais um título focado em mobile, com várias mecânicas para prender o jogador, como timegates, auto-combate, menus complexos e diversas moedas.
Na minha opinião, Blue Protocol: Star Resonance é um jogo polido, mas raso. A aparência e o funcionamento são bons, mas falta profundidade, o que pode agradar alguns e afastar outros.
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