BitCraft Online finalmente entrou em Early Access no último fim de semana. Desenvolvido pela Clockwork Labs, esse MMORPG sandbox traz um mundo compartilhado onde o foco é explorar, coletar, craftar e construir lentamente, com progressão gradual a longo prazo.
Como funciona o jogo?
O jogo promete ser free-to-play no lançamento oficial, mas por enquanto custa US$30 para participar. O combate existe, mas é mínimo, e o controle é todo via click-to-move, sem uso de WASD. A estética minimalista contribui bastante para o visual marcante do game.
O que achamos?
Curto a ideia do mundo persistente que evolui conforme os jogadores vão moldando ele ao longo do tempo. A proposta de servidor compartilhado é legal, mas não curti a falta da movimentação WASD. Além disso, não sei se a gente aguenta ficar só cortando árvores e construindo com estranhos por muito tempo. Mas se você curte games mais tranquilos e cozy, BitCraft Online pode ser a sua praia na hora certa.
Recepção e preocupações do público
Até agora, o feedback tem sido misto. Tem gente que curte o gameplay tranquilo, mas também rolaram reclamações de que o jogo parece um “simulador de AFK”. Algumas preocupações giram em torno da economia dentro do jogo e a possibilidade do sistema de construção de impérios virar pay-to-win se compras com dinheiro real forem necessárias para manter grandes assentamentos.
Para quem é BitCraft Online?
Se você curte MMOs como Old School RuneScape ou Palia e quer algo menos focado em combate, esse pode ser o jogo que vai te agradar. Experimente sabendo que o progresso feito no Early Access será resetado antes do lançamento oficial. Então, não se apegue demais agora.