Você sabia que Black Desert Online, apesar de ser conhecido como um MMORPG buy-to-play que custa 10 dólares para jogadores na América e Europa, é totalmente free-to-play em outras regiões como Coreia do Sul, Japão e Rússia?
Modelos diferentes para públicos diferentes
Essa divisão regional é bem curiosa. Pearl Abyss, que gerencia o jogo mundialmente, adota estratégias de negócios diferentes para cada lugar. Enquanto na América e Europa você precisa comprar o jogo, nos países asiáticos e na Rússia ele é liberado gratuitamente.
Promoções e acessos gratuitos
O jogo já foi gratuito diversas vezes, mesmo nas regiões que normalmente são pagas. Em 2020, por exemplo, o Steam liberou Black Desert Online por alguns dias sem custo algum. Em 2025, Pearl Abyss também permitiu que jogadores reivindicassem o jogo permanentemente em duas ocasiões especiais, uma em janeiro e outra em julho. Fora esses eventos, o jogo está sempre em promoção, com preços que já chegaram a até 1 dólar.
O modelo free-to-play na Coreia do Sul
Lá na Coreia, Black Desert Online foi lançado direto como free-to-play, já que os gamers locais estão acostumados a MMOs sem custo inicial. O foco fica nas microtransações, como cosméticos e buffs convenientes. Esse formato ajuda a atrair uma base enorme de jogadores e é comum ver sessões de jogo em cafés de internet, onde o acesso rápido é essencial.
Japão e Rússia seguem a mesma linha
Seja no Japão ou na Rússia, o jogo também é gratuito para baixar, com alguns itens opcionais pagos, como roupas, pets e pacotes que dão experiências e outras vantagens temporárias. Jogar o mundo aberto, enfrentar chefes, construir impérios e navegar pelos mares é possível sem gastar nada.
Por que o Ocidente ainda paga para jogar?
No Ocidente, a história é diferente. Desde o lançamento em 2016, o preço fixo foi uma escolha para evitar o estigma de “free-to-play”, que muitos jogadores veem como sinônimo de pay-to-win. Mesmo após mudança no publisher para Pearl Abyss, essa estratégia continuou para manter a sensação de exclusividade e qualidade.
Impactos culturais e psicológicos
- No Ocidente, o valor de entrada cria uma barreira psicológica que seleciona uma audiência menor, porém mais engajada.
- Na Coreia e Japão, a cultura gamer gira em torno de acesso rápido e sem custo inicial, especialmente para os jogadores em cafés de internet.
- Mesmo pagando o jogo, os jogadores do Ocidente gastam em itens dentro do jogo, assim como os free-to-play das outras regiões.
Assim, no fim das contas, tanto a galera que paga os 10 dólares quanto a que joga free-to-play acaba investindo similarmente no conteúdo do jogo.
Fica o mistério: por que Black Desert Online não é gratuito no Ocidente até hoje? O jeito é ficar de olho e curtir o jogo do seu jeito!
