Recentemente, achei uma petição no GOG pedindo o retorno de WildStar, que já tem mais de 4.500 assinaturas. Nunca joguei, mas WildStar virou um clássico cult para os fãs de MMORPG. Por que será que o pessoal ainda lembra tanto desse jogo?
O que foi WildStar?
WildStar era um MMORPG de ficção científica, free-to-play, desenvolvido pela Carbine Studios e publicado pela NCSoft. A ação rolava no planeta Nexus, com um estilo visual colorido e animado, combate rápido e dinâmico, sistemas profundos de moradia para jogadores, montarias customizáveis e raids com até 40 jogadores. Lançou em junho de 2014 como um jogo por assinatura.
O sucesso e a queda rápida
O jogo começou com tudo, faturando 33 milhões no primeiro ano. Mas aí, tudo caiu: em 2016, a receita despencou para só 5 milhões. No último ano, nem apareceu mais nos relatórios da NCSoft. Estimativas indicam que o pico foi de 150 a 200 mil jogadores ativos antes da queda brusca. Em 2015, um ano após o lançamento, a NCSoft demitiu 60 funcionários da Carbine Studios e mudou WildStar para free-to-play, mas já era tarde demais.
O que deu errado?
- O sistema “Path”, que prometia conteúdo personalizado baseado no estilo do jogador, não estava completo no lançamento.
- A interface era travada, confusa, e difícil de navegar.
- Vários bugs ficaram sem conserto por muito tempo.
- Performance ruim, especialmente em combates intensos.
- Raids e dungeons eram muito desafiadoras, afastando quem jogava casualmente.
- Longos requerimentos para entrar em raids e mecânicas difíceis demais.
Para muitos, o jogo não estava polido o suficiente para segurar a galera por muito tempo.
Por que ainda tem fã pedindo o retorno?
Muitos fãs querem servidores privados para trazer WildStar de volta, outros esperam por uma reedição oficial ou remaster. Apesar dos problemas, o pessoal sente falta da originalidade, ousadia e personalidade que WildStar tinha — algo raro nos MMOs de hoje.
Não é nostalgia sem motivo. Jogadores reconhecem que não era perfeito, mas lembram da ambição e diversão dos primeiros dias. Num cenário onde jogos estão mais focados em segurança e público amplo, WildStar foi diferente.
Será que GOG deveria apostar no retorno?
Vale considerar que GOG poderia relançar o jogo de forma financeiramente responsável, aproveitando o pico inicial de jogadores para lucrar mesmo que o jogo não vingue de novo. Assim, todo mundo saberia de vez se WildStar vale o hype.