O que rolou com Black Desert Online?
Quando Black Desert Online chegou em 2015, parecia ser o futuro dos MMORPGs. Gráficos absurdos, combate rápido e customization detalhada impressionaram geral. O MMO parecia promissor.
Por que tanto ódio?
Com o tempo, o jogo pegou fama negativa, especialmente na internet. O maior motivo: monetização agressiva que mais parece pay-to-win. Quase tudo incentiva gastar dinheiro real — evolução de gear, espaço no inventário, pets, roupas com bônus. Isso cria vantagem clara pra quem paga.
Pets, por exemplo, pegam loot sozinho, facilitando o grind — mas só estão na cash shop. O mesmo vale pra roupas que dão bônus de combate além do visual, forçando quem não paga a correr atrás pra não ficar pra trás.
O grind que cansa
Black Desert leva o grind ao extremo. Gear evoluindo demanda farm de prata e materiais, com chances brutais de falhar e até downgrade. Isso afasta jogadores casuais que querem jogar sem sofrer repetição infinita. Outros MMORPGs grátis, tipo Guild Wars 2 e Star Wars: The Old Republic, são mais acessíveis.
Faltam as vibes sociais
Apesar do combate empolgante, o jogo não tem o que define MMOs: social. Dungeons, raids e PvE cooperativo são mínimos ou inexistentes. É mais um RPG solo com multiplayer do que MMORPG de verdade.
Comparado a games como Lost Ark e RuneScape, que têm muita cooperação, Black Desert deixa a desejar e a galera sente falta do que faz o gênero ser legal.
Pontos positivos
- Combate fluido e técnico, um dos melhores do gênero.
- Gráficos ainda incríveis.
- Elementos sandbox como comércio, pesca, treino de cavalos e outras habilidades.
Isso agrada alguns jogadores que curtem essa imersão única, mesmo com os sistemas que frustram.
Como Black Desert pode voltar?
É possível, mas precisa de coragem. Pearl Abyss teria que dar um basta no pay-to-win:
- Pets mais fáceis de conseguir.
- Remover bônus de combate das roupas.
- Reduzir o peso do RNG nos loot boxes.
Também ajudaria colocar raids, dungeons instanciadas e PvE em grupo mais desafiador, trazendo real cooperação pro game. Ajustar a evolução de gear pra ser mais justa é crucial. Fallows gratuitos atuais, tipo Final Fantasy XIV e Guild Wars 2, provam que sucesso não precisa ser punição com grind eterno.
Além disso, tutoriais melhores, sistemas mais intuitivos e métodos para ´catch up´ facilitariam a vida de novatos, como WoW já faz muito bem.
Será que já é tarde? Difícil dizer. Final Fantasy XIV provou que MMO pode se reinventar e conquistar a galera, basta querer ouvir players e fazer mudanças.
Se Pearl Abyss topar o desafio, Black Desert Online pode sair do limbo e virar sensação de novo.
#BlackDesertOnline #MMORPG #paytowin