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    Início » Por que montar times de action games com psicologia e diversão
    MMORPG

    Por que montar times de action games com psicologia e diversão

    RafaelPor Rafael16 de setembro de 20253 Minutos de Leitura

    Eu, como muitos, passo um tempo navegando no Reddit e espiando os subreddits dos jogos que jogo, como Genshin Impact e Hokai: Star Rail. Lá, rola muito meme, fan art e claro, debate sobre composição de times — mas eu sou mais relaxado nesse aspecto.

    Times por vibe, não só por eficiência

    Na real, eu monto meus times pensando em coisas como “esses dois personagens têm algum conflito? Então é esse o time que quero”. Ou às vezes nem olho pros melhores personagens “meta” porque a personalidade me irrita, sabe? Tem hora que quero montar um “Time Dragão”, como planejo em Genshin Impact com Human-Durin, Zhongli e Neuvillette. Até penso em juntar Ifa, porque Cucucu está com ele.

    Ah, e sempre incluo o personagem principal no time, mesmo que ele não seja o ideal para todos os desafios. Gosto de ver o personagem que eu devo estar controlando ali na ação, o que guia minha estratégia.

    Conselhos de quem já penou nas decisões

    Claro que não é sempre fácil, às vezes construo times bem defensivos, como no Honkai: Star Rail, e aí as lutas ficam longas pra caramba. Não desejo essa tortura pra ninguém, mas como só eu que lido com as consequências, tá tranquilo.

    Tenho um time curioso com Welt e Luocha juntos, porque eu curto colocar personagens que se estranham. Aplico isso também no Zenless Zone Zero com Lycaon e Hugo no mesmo time.

    Desafios e adaptação

    Quando a coisa fica séria, tipo nos desafios semanais, aí a história muda. Precisa pensar em elemento, estratégia, e preencher requisitos que em conteúdo aberto a gente bota de lado fácil. Mas mesmo assim, mantenho meu estilo relaxado.

    Não tiro o personagem principal de jeito nenhum, até porque posso mudar os elementos dele em vários jogos. Só queria que Genshin Impact facilitasse a troca de elementos sem ter que ficar mudando de nação, e que os jogos lembrassem meu setup para cada elemento. O que importa é poder adaptar sem abrir mão da diversão.

    Games são pra se divertir

    Por que trago isso? Porque vejo muita galera estressada com sistemas do jogo e esquece que, no fim, estamos jogando pra curtir. Jogos como Genshin Impact e Wuthering Waves facilitam essa vibe porque você pode jogar no seu ritmo, sem pressão de outros jogadores.

    Nos MMORPGs, o papo é outro, tem o fator player pra considerar. Mas até eles têm modos mais independentes pra quem não quer aquele grind pesado de raid em time grande. E se for hardcore, aí o negócio é mais sério, mas para a maioria, o que vale é curtir o rolê.

    Fique na vibe, se divirta!

    O que eu sugiro? Às vezes, só vá na vibe. Seja meio doido, monte times que te façam rir e se divirta. Não precisa se estressar com números o tempo todo, dá pra melhorar seu desempenho e ainda curtir os momentos mais leves. No final, o mais importante é aproveitar o jogo.

    Cinder City Honkai Star Rail
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