Depois do baque da NetEase cortar a grana e frear o desenvolvimento do Project Ghost, a equipe da Fantastic Pixel Castle se juntou para bater um papo pesado sobre a situação.
Greg “Ghostcrawler” Street já avisou que o projeto tá pausado, e que a NetEase é dona de tudo: assets e código estão “guardados a sete chaves”. Mas ele não fecha a porta para um novo aporte financeiro, falou até no LinkedIn que, se pintar dinheiro, ainda pode rolar de retomar o time e ir pra frente. Se achar outro estúdio para tocar, a NetEase está disposta a passar o projeto adiante.
Mercado MMO e investimento: o que rola?
O papo do podcast foi mais sobre o mercado de jogos e como isso pesa no desenvolvimento de MMOs. O time destacou que não dá pra jogar tudo na mesma panela, que MMO não é a mesma coisa que live service, esses “próximos Fortnite” que pipocam por aí. Eles comentaram sobre a fama que MMOs têm de alto risco e como isso espanta investidores, mesmo com corporações fazendo muita grana.
Tem muita grana parada e o mercado ansioso pelo impacto da IA, o que mexe com o investimento. Falaram também que jogos que rendem dinheiro fácil com orçamento baixo acontecem só umas poucas vezes por ano, então a complexidade e investimento em MMOs são sempre grandes. Ainda assim, há esperança de que os cofres voltem a abrir quando as empresas perceberem que os portfólios tão minguados.
O público tá aí, a vontade também
Jon Spector, VP de negócios, garantiu que o interesse do público por MMOs é grande e comprovado. Segundo ele, “toda vez que um MMO AAA bacana lança nos últimos cinco anos, o game bomba no lançamento.” Nem todos seguram o público depois, mas a fome por jogos desse tipo é clara e real.
