O que era para ser uma evolução virou um desastre
Splitgate, desenvolvido pela 1047 Games, chamou atenção em 2021 como um shooter free-to-play que unia a jogabilidade de Halo com a movimentação estilo Portal, alcançando picos de 60 mil jogadores simultâneos no Steam. O jogo original construiu uma comunidade fiel, mesmo depois da queda natural de jogadores.
O anúncio do sequelão e a decepção
Em 2022, foi anunciado Splitgate 2, uma sequência completa criada na Unreal Engine 5. Com a promessa de parar o desenvolvimento do original e trazer um jogo maior, com novos sistemas, modos e suporte de live service, a expectativa era alta.
O lançamento ocorreu em 6 de junho de 2023, porém o pico de jogadores foi apenas 25 mil, e menos de um mês depois caiu para menos de 1.000 jogadores ativos. O matchmaking perdeu qualidade e o feedback online foi principalmente negativo.
Principais problemas do jogo
- Novos mapas limitavam o uso do portal, a mecânica chave de Splitgate.
- Implementação de um modo battle royale incompleto.
- Modo ranqueado atrasado.
- Servidores instáveis.
- Preços altos exagerados para itens, como pacotes de $80 e skins de portal de $34, contrariando promessas anteriores de design anti-corporativo.
A equipe tentou melhorar com cortes de preços e um roadmap prometendo mapas, armas e um editor comunitário, mas não convenceu os jogadores.
Polêmica e futuro incerto
O CEO usou um boné “Make FPS Great Again” no Summer Games Fest, tentando fazer uma piada, mas que soou política e estranha para a comunidade. Ao invés de focar no que deixava Splitgate divertido, tentaram fazer um grande manifesto para o gênero, falhando na execução.
No fim, Splitgate 2 foi um fracasso monumental, mas a esperança fica para Splitgate 3, que pode ser anunciado em 2024 pela 1047 Games.
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